( Resenha ) Traços de Eduardo Cilto @PlanetaLivrosBR

Outro Planeta
Planeta de Livros Brasil

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha


"Somente meus atos que definem meu futuro. Eu sou a única pessoa que vive a minha vida." 

Traços conta a história de Matheus, um jovem que foi morar no interior depois da morte de seu irmão mais velho. Seus pais são super rigorosos quanto as saídas e o comportamento do rapaz, mas isso nunca foi problema para ele, que sempre preferiu assistir sua séries a ir a uma balada.

Porém uma noite ele decide atender ao pedido de sua melhor amiga, Beatriz, e vai a festa da escola. Lá ele encontra seu amigo Ivo e a namorada dele, Fernanda. Os quatro jovens resolvem ir para a casa de Fernanda, que afirma saber fazer um ritual para saber o futuro.
"Quando você gosta de alguém, faz loucuras pela pessoa."

Beatriz convida Matheus para acompanhá-la em uma viagem para a cidade de São Paulo para que ela possa encontrar o seu destino. O jovem, que tem uma quedinha por sua amiga, decide acompanhá-la depois de ter um desentendimento com o pai.

A viagem tem vários contra-tempos e confesso que não fui com a cara da Beatriz, desde o começo, ela se mostra uma menina que só pensa em si e que não tem muito juízo.



Resultado de imagem para gif rainha do deserto


Ônibus quebrado, carona imprópria, procura por abrigo e comida e até mesmo carona com um grupo de Drag Queens, teve nesse caminho.

Durante toda essa jornada para chegar na capital, Matheus vai refletindo sobre a vida e vamos conhecendo mais sobre o jovem. O legal é que acompanhamos algumas descobertas que ele faz de si e de sua vida e através da reflexão sobre alguns acontecimentos do passado, ele toma decisões sobre o seu futuro.

"Pensamentos são tóxicos, vírus criados para se espalhar por nossa mente e abalar todo o sistema que demorou para ser programado."

Chegando em São Paulo uma notícia bagunça todos os planos de Beatriz e novamente os jovens caem em uma aventura em busca de respostas e o sentido de sua vida na Terra.

Só que dessa vez com uma integrante a mais. Samantha, uma amiga de infância que Matheus reencontra em São Paulo. Eu gostei bastante da Sammy, apesar de algumas inconsistências, conquistou o lugar de personagem favorita. Pois é como dizem: "De perto ninguém é normal"  .

Então nessa segunda aventura vamos ter algumas reflexões de Samantha sobre o sentido da vida, conselhos dela para Matheus e também vamos conhecer um pouco sobre a vida da moça.

Consegui enxergar as mensagens que o autor queria passar através do livro, mas a história em si não colaborou. Existem partes clichês e outras absurdas. O final foi interessante e trouxe um pouco mais de realidade para história. 


Resultado de imagem para animação estrelas

"Nas grandes cidades, as estrelas não estão presentes no céu, mas sim ligadas à terra. Cada luz acesa que você enxerga daqui de cima pode ser considerada uma estrela e, ao mesmo tempo, uma pessoa que com certeza tem mais vida do que qualquer astro celeste presente no espaço."



Eduardo criou uma playlist no spotify com músicas que ele acredita que combinam com o livro, você pode conferir Aqui.


Sobre o autor


Eduardo Cilto é um jovem de 19 anos, criador do canal literário Perdido nos Livros com mais de 250.000 inscritos em menos de 4 anos de criação.

O rapaz foi um dos selecionados no concurso do Fantástico em julho de 2015 para conhecer o John Green no Rio de Janeiro, assista o vídeo dele nesse dia Aqui.



Este é o primeiro romance escrito pelo youtuber. Publicado pela Editora Planeta, através do selo Outro Planeta, que tem apostado nos jovens talentos nacionais.

Apresentação de Traços pelo autor



Respondendo perguntas sobre traços 
[SEM SPOILERS]


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por