( Fique por Dentro ) Gêneros Literários - Terror e Horror



Oi gente! 

Eu leio de tudo um pouco (acho que vocês já perceberam isso), mas existem alguns gêneros que realmente me agradam mais. O terror, o horror, o suspense e um thriller daqueles de tirar o fôlego; são os gêneros que mais gosto de ler.

Mas, quais as diferenças entre esses gêneros? 

Entender as diferenças entre os quatro gêneros literários não é tarefa fácil. Eu mesma, sendo uma grande apreciadora, muitas vezes fico na dúvida; pois, é muito comum encontrarmos obras que trazem todos eles dentro de um único enredo.

Vamos começar apontando as diferenças entre o terror e o horror. Ambos os gêneros são muito confundidos e muitos leitores acreditam ser tudo a mesma coisa. Ahh não fiquem envergonhados se também pensavam assim, eu mesma só fui entender a diferença no ano passado. 

Toda essa confusão se deve pelo fato de terem um ponto em comum: o remetimento ao medo. Tanto num livro de terror quanto em um de horror, é fato que em algum momento o leitor será submetido ao medo. Mas a principal diferença é justamente em como cada gênero o provoca.




O terror pode ser definido como, de acordo com a Wikipedia gringa, o sentimento de medo e expectativa que precede a experiência horrível. É totalmente ligado com nossos instintos de proteção; é aquele medo do desconhecido. O terror deixa o leitor em estado de alerta, causa pavor, amedronta mesmo. Ao ler um livro do gênero, suas pupilas ficarão dilatas e seu coração acelerado. 

O terror sempre causará ansiedade no leitor, por não sabermos exatamente o que acontecerá. É aquela típica cena da mocinha no quarto, dormindo tranquilamente, quando, de repente, ouve-se um barulho na janela. Não sabemos o que há ali, ouvimos boatos de que tem um assassino a solta, mas não podemos saber o que está provocando tal barulho. Pode ser o assassino, pode ser o vento. Essa tensão é típica do gênero. E então, vem o susto. Sim, o terror nos assusta muito. É uma outra característica importante. Sempre temos um clímax que nos fará pular de susto. 


Resultado de imagem para gifs terror

É no gênero terror que nos deparamos mais comumente com o sobrenatural: monstros, demônios, fantasmas. Posso acrescentar ainda que uma das principais características do terror é o foco no mistério em si, sempre tendo algo desconhecido que levará ao medo.

O horror, diferentemente do terror, é mais preto no branco. É nele que temos detalhes de mortes asquerosas, repulsa, tortura, estupro, espancamento, corpos desfigurados. É aquela cena de um acidente terrível de carro, com a descrição exata dos corpos da vítima. O horror é o enredo que deixa o leitor com a sensação de espanto, nojo, náusea. Ao ler um livro do gênero, você sentirá vontade em cobrir os olhos para não "ver" aquela cena de homicídio tão bem detalhada. Você sabe exatamente o que vai acontecer, mas mesmo assim sente medo. 

O gênero envolve mais o pavor do leitor que o sentimento em si. No geral, é mais violento que o terror. Sabe aquela sensação que vem após algo terrível acontecer? Um atropelamento, um tiroteio, um acidente? Isso é horror.

É nele que encontramos os assassinos em série, os estripadores, psicopatas. 


Resultado de imagem para gifs horror

Mas ambos os gêneros caminham juntos. É comum nos depararmos com obras que se enquadram tanto no terror quanto no horror. Um grande exemplo é a obra do mestre Stephen King, "Cujo".

Aconselho você a abrir minha resenha para compreender o fato. 

O início do livro é totalmente regrado ao terror quando o autor nos coloca em uma situação de medo de algo que não sabemos nem o que é. O medo que o personagem infantil Tad sente pelo "monstro" que ele acredita morar em seu closet, é descrito de uma forma que remete essa tensão para o leitor. Não sabemos se o monstro existe, mas sentimos medo. 

Com o passar das páginas, no momento em que o cão é infectado e passa a ser violento, o horror predomina. Sabemos que ele vai atacar, não existe o desconhecido ali. E as cenas do ataque são totalmente descritivas, o que causa repulsa (e por vezes até desagrado) ao leitor.

O horror, em meu ponto de vista, é ainda mais complexo que o terror. Isto porque ele remete a outros dois subgêneros: o terror psicológico e o gore.

Mesmo considerando a característica de "repulsa", nem sempre um horror terá sangue e tripas. Por vezes, o enredo de horror será focado na vulnerabilidade da mente humana a alguma situação ou sensação desconfortável psicologicamente. Neste caso, o classificamos no subgênero terror psicológico. Nele entram o medo de si mesmo, o choque que envolve suas próprias ações, as reações ao inesperado.


Resultado de imagem para gifs o misterio das duas irmas

E o Gore ou Splater, apesar de ser um termo comumente usado no cinema, podemos facilmente encontrá-lo na literatura. É aquele estilo que representa claramente as descrições de cenas violentas, com muito sangue espirrando e órgãos voando para todos os lados. Resumindo, trata da vulnerabilidade do corpo humano.


Resultado de imagem para gifs premonicao

Conseguiram compreender as diferenças? Então agora vamos apontar algumas obras para cada gênero.

Terror:

  

  

Horror:

  

  

Terror Psicológico:


Gore:





4 comentários

  1. Oi Bia,
    Terror e Horror são dois gêneros que acho muito difícil de distinguir, mas talvez seja por ter pouca experiências com livros que se enquadrem nestas categorias. Para mim o terror é algo totalmente esperado, sabemos que ele estrá presente na trama, mas não sabemos como isso irá ocorrer ou em que cena seremos surpreendidos. Já li a resenha de Cujo e acho que é um ótimo exemplo do uso de ambos os gêneros. Achei esse post muito interessante e esclarecedor, mas sinto que ainda vou confundir muito estes gêneros no futuro...hehehe!!!

    ResponderExcluir
  2. Bia!
    Realmente os gêneros acabam se confundindo e um pode até estar inserido no outro, o que complica ainda mais.
    Porém sua explicação foi bem feita com exemplos e tudo e deu para saber direitinho o que cada gênero causa no leitor.
    Obrigada.
    Desejo uma ótima semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Esse post me salvou, se não fosse por ele ainda confundiria até Deus sabe quando. Mas menina, que gif foi esse? Já tinha visto em um lugar porém fique esperando essa coisa aí "devorar" a camera kkkkk, quase morri de medo, até pesquisei a imagem no google para saber o nome do filme pra assistir(porém não achei, poderia me informar qual é se souber?).
    Acredito que terei que ler mais livros e ver mais filmes assim para ainda saber qual é qual, mas esse post me ajudou muito, com os livros no final então agora é que irei aprender kkk.

    ResponderExcluir
  4. Oi minha linda!!!
    Sinceramente eu não aprecio nenhum dos dois gêneros...gosto de um bom policial,suspense mas amo mesmo um bom romance...mas gostei bastante de saber das diferenças entre os gêneros.Valeu as dicas..
    BJ e boa semana.

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por