( Resenha ) O Problema dos Três Corpos de Cixin Liu @Suma_BR

Suma de Letras

Clique na capa e compre o livro na Saraiva.

Leia a sinopse do livro AQUI.

Resenha


"Todas as provas apontam para uma única conclusão: a física nunca existiu nem jamais existirá. Sei que o que estou fazendo é irresponsável. Mas não tenho escolha." 
O Problema dos Três Corpos é o primeiro livro da trilogia de Ficção Científica de Cinix Liu. Os títulos dos dois próximos livros em inglês são The Dark Forest e Death's End, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

O livro começa contando a história de uma época de conflito na China. Utilizando fatos históricos, o autor apresenta o passado de uma personagem principal, Ye Wenjie. 
"E os jovens guardas-vermelhos da Brigada 28 de Abril eram realmente capazes de uma loucura dessas. Em comparação com os homens e as mulheres experientes da primeira geração, os novos rebeldes eram uma matilha de lobos andando sobre carvão em brasa, mais insanos que a insanidade."
Ye era uma jovem em plena Revolução Cultural Chinesa . Seu pai era um estudioso que foi perseguido por seu conhecimento e por não aceitar as imposições dos revolucionários.

Assim a jovem viu de perto o pior lado do ser humano. Aqueles momentos da história da humanidade que nos assombram e nos impressionam pela capacidade que o ser humano tem de fazer coisas completamente irracionais (mesmo as pessoas justificando com um milhão de motivos, as ações mais grotescas).

"Ela pegou o machado e a serra e começou a cortar os galhos do tronco. Sempre que fazia isso, tinha a sensação de estar limpando o cadáver de um gigante. Às vezes, imaginava que o gigante era seu pai. As emoções daquela noite terrível dois anos atrás, quando limpou o corpo do pai no necrotério, voltavam à tona, e as rachaduras na casca do cedro pareciam se transformar nas cicatrizes antigas e nos ferimentos novos que cobriam seu pai."

Em paralelo a história de Ye, o autor narra o tempo atual onde uma série de suicídios está sendo investigado por diversos setores de segurança dos países influentes.

Aqui acompanhamos Wang Miao, um especialista em nanomateriais, que recebe uma proposta do governo para se infiltrar num grupo que possivelmente trará respostas para esse mistério que envolve a segurança mundial.

Em meio as investigações ficamos sabendo de um projeto do governo chinês para contato com a vida alienígena. Todo o projeto ocorreu durante a revolução cultural e Ye fazia parte da equipe do projeto. A grande questão é o que queremos dos seres extraterrestres? Ou muito mais importante, o que os alienígenas vão querer do nosso planeta.

"Outras nações já enviaram mensagens para o espaço. É perigoso se os extraterrestres só ouvirem a voz delas. Também precisamos nos pronunciar. Só assim eles terão uma imagem completa da sociedade humana. Não é possível saber a verdade ouvindo apenas um dos lados. Devemos providenciar isso o quanto antes."

O livro foi uma experiência para mim. Primeiro livro de ficção científica e primeiro livro de autor asiático. E gostei bastante.

O autor possui uma escrita bem explicativa e nesse primeiro livro pude conhecer bastante sobre esse período da história da China e de alguns de seus costumes, bem como de física.

Além disso o livro possui muita informação de um jogo de realidade que é ponto chave para a compreensão da história e alguns momentos eu tinha que ficar bem concentrada para não me perder em meio a tanto conteúdo. Mas acredito que no próximo livro fique mais fácil de acompanhar todos os acontecimentos, visto que um dos principais mistérios (acredito eu) já foi contado no final deste livro.
"Era impossível esperar um despertar moral da humanidade assim como era impossível esperar que os humanos movessem a Terra com seus próprios cabelos. O despertar moral exigia uma força externa à raça humana."
O livro tem um enredo interessante e o primeiro livro acredito que seja para situar todos no ambiente da história. Se os próximos seguirem a linha de desenvolvimento, acredito que os próximos possam finalizar uma trilogia bem empolgante envolvendo física, jogos e alienígenas.

Além é claro de nos deixar com as reflexões sobre o comportamento dos seres humanos com o meio ambiente e com seus semelhantes. 

Será que conseguiremos o grande despertar moral para não acontecer mais atrocidades em nossa história? Será possível um mundo onde a paz e o sentimento de comunidade prevaleça?

Não posso deixar de falar que este primeiro livro apresenta o ambiente e o passado dos principais personagens. Explica como os acontecimentos do passado influenciaram nos acontecimentos do presente. Assim é um livro mais lento. Analisando o livro sozinho, não satisfez completamente a leitura, pois quando finalmente começou a ação e a temática do próprio livro, ele acabou. Assim reforço que ele foi a iniciação de uma trilogia e acredito que as informações contidas nele, serão muito importantes na série como um todo. Vou aguardar ansiosa a continuação! 

"Vamos aos fatos: os seres humanos levaram mais de cem mil anos terrestres para evoluir da Era da Caça e Coleta para a Era Agrícola. Para ir da Era Agrícola para a Industrial, levaram alguns milhares de anos. Agora, para ir da Era Industrial para a Atômica, só levaram duzentos anos terrestres. Depois, em apenas algumas décadas terrestres, entraram na Era da Informação. Essa civilização possui uma capacidade assustadora de acelerar o próprio progresso."


Capa Original


18 comentários

  1. Para ser bem franca não sou muito ligada em livros de ficção científica.
    Acho que até hoje só li uns três livros do gênero.
    Mas,por outro lado, gostei de saber que o autor do livro é bem detalhista!
    O que torna a leitura mais fácil. Pois em geral livros assim não são.

    É um livro que não entraria para os livros que desejo ler...
    Mas quem sabe eu mude de ideia?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina.
      Eu ainda não tinha lido nenhum e fico feliz que esse autor deu uma ajudinha sendo detalhista.
      Quem sabe em outro momento você não pegue algo parecido?
      Beijinhos!

      Excluir
  2. E a primeira vez que leio uma resenha desse livro, e por isso imaginei que o livro não fosse tão bom quanto parece. Confesso que não tenho costume de ler livros desse gênero, no entanto ainda sim me interessei por essa leitura. A escrita do autor me pareceu bem fluida, até porque pelo fato do livro ter muito conteúdo, ainda sim não ficou confuso, muito pelo contrário, me pareceu te envolver ainda mais a leitura. Espero ter oportunidade de ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lana.
      Exatamente, o livro apesar de conter muito conteúdo histórico não ficou cansativo.
      A única coisa que temos que levar em conta que é o primeiro da trilogia, portanto a história está apenas começando nessa edição.
      Caso você leia, volta aqui e compartilhe comigo, vou adorar saber como foi!
      Beijinhos e boas leituras!

      Excluir
  3. A capa brasileira perde para a original na minha opinião rsrs
    Nunca li nenhum livro de ficção e nem de autor asiático que me lembre. Curti a resenha mas fico na dúvida se faria a leitura por não conhecer bem o gênero. Mas como sou primeira experiência foi boa, vale o risco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaynara.
      Pois é menina, desta vez a capa brasileira ficou muuuuuuito pra trás. Acredito que se mudassem chamaria um pouco mais de atenção.
      Depois deste leitura já estou com outro livro de autor asiático, estou querendo expandir nesse lado da leitura.
      Quanto a primeira experiência, só espero que não demorem muito para trazer a continuação pois estou muito curiosa. hehehe
      Beijinhos e boa leitura!

      Excluir
  4. Oi Larissa.
    Eu adoro ficção científica. Seja em livros, séries ou filmes. Adorei a sinopse de O Problema dos Três Corpos e eu entendo que o primeiro livro seja um pouco mais lento e descritivo. Isso não me incomoda.
    Achei bem diferente a história abordar alienígenas, física e jogos. Parece ser bem diferente do que vemos por aí.
    Vou procurar por esse livro! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela.
      Exatamente isso que me chamou atenção, essa temática que é bastante abordada mas nunca abordada juntas.
      Caso você leia, volta aqui e compartilha comigo. Vou adorar saber mais.
      Beijinhos e boas leituras!

      Excluir
  5. Eu nunca li nenhum livro que fosse escrito por um autor asiático.
    É acho super importante em um livro que passa em meio a revoluções que o autor faça um estudo pra poder dar detalhes da época se for o caso de ele se basear nela. Parece um bom livro de ficção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rossana.
      Eu também adoro quando o livro traz conteúdo histórico no contexto, ainda mais quando é um assunto importante e que não temos muito conhecimento.
      Assim temos entretenimento e conhecimento no mesmo lugar :)
      Beijinhos e boas leituras!

      Excluir
  6. Não gosto muito de Ficção Científica. E esse parece ser um livro que tem que ser lido devagar, e com muita atenção para não se perder, e confesso que esse não é o meu forte, gosto de me envolver com a história e os personagens, mas isso quase nunca acontece comigo nesse tipo de leitura, é quando prefiro os filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kris.
      Na minha opinião este é um livro para ser lido com calma para poder aproveitar o conhecimento dele.
      Cada pessoa tem um estilo literário e quando encontramos o nosso é maravilhoso. Não podemos também tentar ler um livro que sabemos que não vamos curtir, assim acaba completo com a magia da leitura!:)
      Beijinhos e boas leituras!

      Excluir
  7. Oi!
    Achei esse livro muito interessante, ainda mais tendo um livro que se passa na China que trás os costume desse povo e ainda mais retrata uma época tão importante da historia, também achei bem legal essa mescla com a ficção científica que parece ser bem interessante e trás uma historia inusitada, me deixando bem curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana.
      A China é um local que possui uma riqueza de cultura e por ser tão distante do nosso é muito interessante de ler. Concordo com você.
      Caso você leia, volta aqui e compartilha comigo. Vou adorar saber mais!
      Beijinhos e boas leituras!

      Excluir
  8. Puta merda, a capa original é linda demais!!! Não deviam ter mudado!!!

    Enfim, hahahaha eu tinha visto esse livro por aí e tinha achado o titulo interessante, mas não havia parado nem pra ler a sinopse, confesso.
    Agora q li inclusive uma resenha (q diz q o livro é ótimo), faz com q eu o deseje.
    Eu tenho muito interesse em livros e filmes do genero ficção cientifica e esse parece ser sensacional. I mean, para um autor mesclar passado, presente, alienigenas e tecnologia e ficar bom o cara tem q ser bom, sabe? hahahaha

    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nem me fale, depois de ler eu sempre dou uma olhadinha na capa original. Essa foi um choque hehehehe
      Sim eu também acredito que para história ficar bem amarradinha o autor além de ter ideias de escrita precisa estudar bastante. Os meus favoritos sempre confessaram que o trabalho de pesquisa antes é uma das partes mais longas!

      Beijinhos e boas leituras!

      Excluir
  9. Olá!
    Apesar de não ler muito esse gênero, eu gosto! Não conhecia esse livro, mas achei a premissa muito interessante.
    Já adicionei a minha lista, pois tenho certeza de que será uma ótima leitura.
    Resenha perfeita!
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia!

      Obrigada você pelo comentário, são esses comentários que ajudam sempre continuar dividindo a nossa opinião.

      Caso você leia volta aqui e compartilha comigo. Vou adorar saber mais!

      Beijinhos e boas leituras!

      Excluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por