( Resenha ) Chapeuzinho Esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial @editoraseguinte - Organizado por Ethel Johnson Phelps

Editora Seguinte

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha



O livro Chapeuzinho Esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial vem nos encantar com vinte e cinco contos de diversas partes do mundo, mas de uma forma diferente daquela que conhecemos desde a nossa infância. 


O livro traz como protagonistas mulheres que arregaçam as mangas e tomam decisões importantes dentro das histórias.

Não a princesa indefesa e boba, que necessita ser salva dos perigos, mas aquela personagem feminina que luta para mudar os rumos do seu destino.



A leitura deste livro é leve, os contos são curtos e passam a ser interessantes não só para jovens e crianças, mas para os adultos também, por trazer um universo diferenciado.

Possui, após alguns contos, imagens coloridas belíssimas que representam personagens fortes e imponentes. A capa traz uma textura aveludada e ao final você encontra um lindo marcador de livros. 


“- Ei, me solte. Sou um homem muito forte. Se puxar com mais força posso te machucar.
- Puxe. - disse a moça – Admiro os homens fortes.”
O livro vem nos fazer refletir sobre a posição passiva das mulheres na sociedade que nos vem sendo imposta desde nossa infância, já que, por várias gerações nós temos sido tratadas como personagens frágeis, indefesas, a espera de um príncipe encantado em um cavalo branco que possa nos salvar.

As protagonistas desses contos não são assim. São mulheres fortes, corajosas, que vão em busca de seus objetivos, salvam príncipes, cuidam de suas casas e se impõem usando de inteligência e até mesmo de força bruta. 
“Minha esposa provou ser mais forte que meu destino”
O livro nos faz perceber que as virtudes dos heróis e vencedores não tem ligação com o gênero, desmistificando algo que se tem como certo por tantos anos.

Além disso, é possível conhecer um pouco da cultura de diferentes regiões do mundo e em minha opinião foi perfeita a ideia da autora de colocar ao final de cada conto, algumas observações sobre a origem dos mesmos.

Uma ótima dica de leitura para todos que não se identificam com essa visão das princesas típicas dos contos de fadas! Eu recomendo!


12 comentários

  1. Adoro essa onda de reinvenção dos contos populares. Não só me interessei ler como vou indicar para minha filha ,com 13 anos, acho que ela vai amar.

    ResponderExcluir
  2. Adoro releituras de contos, e fiquei encantada por esse livro, ainda mais por retratar a mulher como alguém forte, que sabe sim cuidar de si, e que além disso nos faz ter um pensamento mais aberto sobre esse assunto. Esse deve ser um livro que deve ler lido por todos, crianças, jovens e adultos. Por isso vou inclui-lo na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo as princesas!!! Não por elas, mas pelo amor que sempre vence no final. Fiquei curiosa por essa nova abordagem das princesas S2

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente só pela capa e o titulo do livro eu me interessei, ai li a resenha e me interessei mais ainda,quero ler.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de contos justamente por nos fazer refletir. E geralmente são leituras rápidas ,leves e que não cansam.
    Adorei a forma como os contos colocam as mulheres de uma forma forte. E me parece com muita personalidade.

    Ah,e a capa é uma graça!

    ResponderExcluir
  6. Como nunca ouvi falar sobre esse livro? Genial, hahaa. Vou confiar nas 5 estrelas e adicionar o livro a minha tbr.

    ResponderExcluir
  7. Adoro releituras de contos de fadas e adorei a idéia de empoderamento feminino desse livro.
    Chega de personagens femininas frágeis, que precisam ser resgatadas!
    Além disso, adorei as ilustrações. São lindas!
    Preciso desse livro urgente!

    ResponderExcluir
  8. Ah como eu queria conhecer mais desses contos de outros lugares!
    Desde pequena eu sou apaixonada por contos e adoro ler mesmo os que parecem ser destinados só às crianças.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    A diagramação desse livro parece mesmo está maravilhosa, gostei muito desse livro e principalmente os temas que a autora acaba discutindo ao longo desses vários contos, se tiver oportunidade quero muito ler !!

    ResponderExcluir
  10. Já sei de outro livro q entrou na lista de desejados hahahaha

    E é foda mesmo, isso de nós mulheres sermos ensinadas a sermos frageis e submissas. Ano passado (ou retrasado?) li um livro muito bom sobre isso, q apesar de ter sido publicado na década de 70 ainda assim é super atual, infelizmente. Chama Complexo de Cinderela e recomendo a todas essa leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Adorei a capa e a proposta do livro!
    Gosto de releituras e essa parece ser muito divertida e inteligente.
    A resenha está muito bem elaborada.
    Obrigada pela dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por