( Resenha ) O Que te Move de Fernando Moraes @Novo_Conceito

Editora Novo Conceito

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha


Tem um ditado popular que diz assim: “Dize-me com quem andas e te direi que és.” Talvez seja interessante refletirmos assim: “Dize-me quais são suas causas e propósitos que te direi quem és”. Nos dias atuais tem mais fundamento. Saber o que nos move faz grande diferença, para enfrentarmos os desafios deste novo tempo. Mover para agir, sem ficar à espera que os outros façam por nós. 

O escritor e humanista Fernando Moraes compartilha suas experiências e suas reflexões mostrando o quanto é possível e necessário ser um protagonista social no mundo de hoje. 



O que te move? é um livro consistente e fiel ao ideal de Fernando, que com sua vasta experiência em trabalho social, tanto em âmbito nacional quanto internacional, propõe uma mudança de percepção da vida como condição para sairmos do comodismo social.

Mas que mudanças são essas? 

O livro não trata especificamente de mudanças imediatista e nem diz respeito à criação de fundações, ONGS, projetos assistencialistas que com certeza trarão benefícios, mas em alguns casos alimentarão ainda mais vaidades. 

Fernando é muito feliz em toda sua narrativa relatando histórias de suas ações sociais e de pessoas que conseguiram, por esforço e boa vontade, a condição de rever suas escolhas tornando se as protagonistas da própria história.

A mudança de postura social começa na família, na formação do caráter que se estenderá ao outro, nas pequenas atitudes que tomamos diariamente.

Um olhar mais atento e observador ao outro que possui uma condição de vida menos privilegiada é o que leva ao despertar do verdadeiro trabalho voluntário e solidário. Essa nova percepção irá considerar a relação de interação e de dependência nas diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais. Uma dependência saudável para quem compreende o sentido de cidadania e de justiça. 

Ser protagonista não é a busca do reconhecimento individual, é ser aquele que aviva a trama da vida, possibilitando aos outras condições de ser sentirem vivos e capazes de saírem da condição de coadjuvantes e se tornarem os atores principais do movimento que os envolve. 

O que te move? é um livro justo, simples e honesto aos valores sociais. Fundamentado em pensamentos de grandes autores e filósofos da humanidade as reflexões são, com certeza, o combustível para a vida.

“ Fique atento à vida.
Faça, ouse e busque.
Mas, acima de tudo, não ouça ninguém
Sem ter antes escutado o seu coração.”
Nilton Bonder
Um excelente livro para ser apresentado e discutido em família. 

Excelente!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por