( Resenha ) Nerve de Jeanne Ryan @PlanetaLivrosBR

Resultado de imagem para nerve livro
Outro Planeta
Planeta de Livros Brasil

Clique na capa e compre o livro na Saraiva


Sinopse


Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também. 
Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Espectador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo. 
A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos.

Resenha


"Meu telefone e o dele tocam ao mesmo tempo, a mesma voz de criança fazendo ruídos infantis, um som que me faz pensar em um filme de terror. É o toque do NERVE. E o nosso próximo desafio."

Nerve é um livro que foi publicado originalmente em setembro de 2012 e que veio para o Brasil junto com a adaptação para o cinema, através da editora Planeta dos Livros, com o selo Outro Planeta.

A protagonista do livro é a Vee, uma jovem que trabalha nos bastidores do teatro de sua escola, além de ser maquiadora dos atores. Sua melhor amiga é a Sydney, a garota mais popular da escola. Possuí uma queda pelo popular da escola, Matthew, e espera uma chance na festa do final da temporada da peça.

Cansada de ficar nos bastidores, Vee decide entrar no site do jogo Nerve e cumprir um desafio para mostrar que não é tão previsível quanto todos pensam.

Resultado de imagem para gif animado celular
Assim o livro vai apresentar o Nerve, um jogo de verdade e desafio onde não existe a opção de escolha pela verdade. O jogo é dividido entre os jogadores e observadores onde quem escolhe observar paga uma taxa de assinatura e quem escolhe jogar aceita desafios que serão filmados e transmitidos ao vivo em troca de prêmios, tudo pelo celular.

O jogo não é "legal" e seus criadores são desconhecidos, os participantes se inscrevem para jogar e na primeira fase precisam de muitas visualizações do desafio cumprido. Só assim são selecionados para o top jogadores e podem participar da segunda fase e alcançar prêmios maiores, além de muita visualização.
"É difícil acreditar que pouco antes eu estava deprimida atrás de uma cortina empoeirada vendo minha melhor amiga me esfaquear pelas costas. E agora? Prêmios, diversão e dinheiro, talvez. Porém, mais importante, um cara delicioso que me olha como se eu fosse um doce."


Vee realiza seu desafio inicial, mas apesar de não ter feito com a intenção de conseguir continuar no game, recebe a mensagem convidando para a próxima fase. Por conta de vários acontecimentos na grande noite do final da peça, a protagonista decide continuar no jogo e assim o livro começa toda a sua ação.



O parceiro de jogo de Vee é um rapaz selecionado e "apresentado" pelo próprio sistema. Ian é um rapaz muito atraente e esperto, e a dupla se ajuda para completar os desafios que vão ficando mais difíceis com o decorrer do tempo.


Então o livro vai mostrar tudo o que os jovens fazem para concluir missões e toda a repercussão deles pela internet. Existe outro personagem secundário, mas que tem muita participação na história, o Tommy. Amigo de bastidor de Vee e que auxilia nos primeiros desafios da jovem.

"Três horas. Menos de duzentos minutos. Já vi filmes mais longos que isso. Com um movimento afirmativo de cabeça, endireito os ombros. Juntos, empurramos a porta pesada."

Resultado de imagem para gif animado anonimos na internet
Um livro que fala sobre a busca dos jovens por atenção e "visualização", escolhas impulsivas e comportamentos instintivos, a impunidade dos comportamentos realizados online (crimes virtuais), o pensamento muito ruim de pessoas que acham que a máscara da anonimidade da internet faz com que suas atitudes sejam menos erradas. A ideia da autora foi sensacional e consegue abordar vários itens da era da internet de modo rápido e cheio de ação.



O que me desagradou um pouco foi a falta de aprofundamento dos personagens principais o que dificultou minha ligação com eles. Além de alguns comportamentos da personagem principal que não me fizeram concordar com ela. Mas ainda assim gostei da leitura.


No mesmo dia que terminei a leitura, fui assistir a adaptação no cinema. Confesso que algumas modificações na histórias fizeram com que eu achasse o filme um pouquinho melhor que o livro. Porém algumas modificações não fizeram sentido (como toda leitora que assiste adaptações, não tem nenhum que nos faça sair sem essa sensação, hahaha).

O centro da história e as principais mensagens que a autora queria passar no livro estão presentes na adaptação. Mas existem muitas modificações nos personagens, nos desafios (todos são diferentes do livro), no desenvolvimento jogo, enfim, só foi utilizada a ideia central do livro mesmo! rsrsrs


Mas eu recomendo tanto o livro quanto o filme. Acredito que o livro possa ter uma continuação, quem sabe, dependendo da movimentação por conta da adaptação, a autora decida escrever um outro livro. Vamos aguardar!

Deixo aqui o trailer oficial do filme, mas achei ele um tanto revelador. Assistam por sua conta e risco. Rsrsrs

"PESSOAS QUE GOSTAM DE VENCER SEMPRE VÃO JOGAR."

Capa Original
Resultado de imagem para nerve original cover



Trailer do Filme

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por