( Resenha ) O Projeto Rosie - Livro 1 da Série homônima de Graeme Simsion @editorarecord

Editora Record
Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha



O Projeto Rosie do autor Graeme Simsion é um livro sem igual. Interessante e divertido este romance é vivido e narrado pelo personagem Don Tillman, um inteligentíssimo professor de genética que está em busca de encontrar ou melhor, selecionar a mulher ideal para constituir uma família e procriar como se é esperado. E não há muito tempo a perder. Don está próximo de completar 40 anos e até então nunca teve uma namorada.


Como Don não se sente à vontade com a aproximação física e tem dificuldades com o contato social ele resolve criar o Projeto Esposa. Com o apoio dos únicos amigos, o casal de psicólogos Cláudia e Gene, Don idealiza um questionário para agilizar o encontro com a futura esposa. Dessa forma não desperdiça tempo com encontros e envolvimentos sem futuro. Afinal, Don sabe a importância do tempo, já que todas as atividades diárias de sua vida são previamente calculadas.

Mas Don é pego de surpresa quando Rosie Jarman, sem os pré requisitos da mulher ideal, aparece e ocupa, sem consentimento, cada vez mais espaço em  sua vida. Rosie tem problemas e por algum motivo que desconhece, Don sente interesse em ajudá-la. O projeto Esposa é adiado por um período para que Don possa dedicar-se ao Projeto Pai e ajudar Rosie a resolver algumas questões familiares. Daí em diante nada mais será como antes. Don não consegue manter o seu programa semanal: a alimentação previamente selecionada para cada dia, a rotina dos exercícios físicos... Rosie chega para transformar a vida de Don.

O Projeto Rosie é um desses livros encantadores, capaz de te fazer dar gargalhadas e também te levar a refletir sobre muitas questões pessoais e sociais. 

Será possível controlar tudo a nossa volta? Será que a lógica sempre é capaz de impedir uma emoção, um sentimento que transforma?

Sentir! Sentir! Sentir! Os sentimentos estavam atrapalhando a minha sensação de bem-estar...
Durante toda minha vida fui criticado pela minha suposta falta de emoções, como se isso fosse um defeito absoluto. As interações com os psiquiatras e psicólogos – inclusive Claudia – partem da premissa de que eu deveria estar “mais em contato” com minhas emoções...
Sou perfeitamente capaz de detectar, reconhecer e analisar as emoções...
De vez em quando podemos desfrutar uma emoção – a gratidão que senti por minha irmã vir me visitar mesmo durante momentos ruins... mas precisamos ser vigilantes para que as emoções não nos prejudiquem.
Diagnostiquei sobrecarga cerebral e criei uma planilha para analisar a situação.
A causa da minha confusão era o fato de eu estar lidando com uma equação que possuía tantos imensos valores negativos (mais seriamente as perturbações na minha rotina) quanto positivos (as maravilhosas experiências resultantes disso) ...

Don é diferente, é um Projeto Especial!

Recomendo que leiam, apaixonem-se e divirtam-se com Don e Rosie.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por