( Resenha ) O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares - Livro 1 da Série de Ramson Riggs @EditoraLeya

Editora Leya

Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Sinopse

Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos. 
Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. 
“Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” 
RICK RIORDAN, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos. 
“Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” 
JOHN GREEN, autor de A culpa é das estrelas. 
“Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” 
TIM BURTON

Resenha


"Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo. A primeira delas foi um choque terrível e, assim como qualquer coisa que muda você para sempre, dividiu minha vida em duas partes. Antes e depois. Como muitas das coisas extraordinárias que viriam, ela envolveu meu avô, Abraham Portman."
O livro é narrado em primeira pessoa e tem como narrador Jacob Portman.

Jacob é um jovem de 16 anos, filho de uma herdeira de uma rede de farmácia de sucesso e um escritor que ainda não conseguiu publicar nenhuma obra. O jovem trabalha em uma das unidades da rede da família e sonha em conseguir seguir seu destino, ficando bem longe do ramo da família.

Muito ligado ao avô paterno, é ele quem cuida do Sr. e rejeita a ideia de seus pais de colocá-lo em um asilo. Seu avô sempre lhe contou sobre as aventuras que teve e sobre um grupo de crianças diferentes com os quais conviveu durante a infância. Mostrava fotos para o rapaz, porém com o passar dos anos, Jacob passou a desacreditar nas histórias do avô e encontrar falhas nas fotografias. Segundo ele, as fotografias era armações como truques de mágica.

Com a idade avançada, o avô começa a ter ataques de loucura, e neles afirma estar sendo perseguido e correr perigo. Diz que precisa proteger seu neto e que Jacob precisa acreditar nele.

Até que um dia seu avô morre de forma trágica e deixa uma mensagem para o neto. Este momento marca a vida do jovem, dizendo que sua vida é dividida entre antes da morte do avô e depois da morte do avô.

Por conta da situação que viveu, presenciando os momentos finais do avô, Jacob entra em choque e passa também a ter surtos psicóticos onde pensa estar sendo observado e perseguido.
"Quando acordei, com o sol entrando alegremente pela minha janela, eu me dei conta de que não tinha sido apenas a vida de meu avô que a srta. Peregrine salvara, mas a minha também e a de meu pai. Hoje, com alguma sorte, eu finalmente poderia agradecer a ela."

Até que, após o seu aniversário e sob recomendação do seu psiquiatra, Jacob consegue que seu pai o leve para a ilha onde o seu avô viveu quando era criança. Ele decide que precisa conversar com diretora do orfanato onde ele viveu ou pelo menos encontrar alguém que o conheceu.

A ilha é bem sombria e quase não tem tecnologia. Seu avô foi para ilha bem jovem fugindo dos nazistas, os pais dele não conseguiram sobreviver e graças a Srta Peregrine seu avô teve uma infância tranquila. Mas quando atingiu a adolescência foi lutar para salvar seu povo.
"Pensei sobre como a família de meu avô tinha sido tirada dele e como, por causa disso, meu pai crescera sentindo que não tinha um pai, e agora eu estava com estresse agudo e pesadelos, e sentado sozinho e chorando em uma casa caindo aos pedaços, molhando a camisa com lágrimas quentes e estúpidas. Tudo por causa de uma ferida de setenta anos que, de alguma forma, tinha sido transmitida para mim como uma herança venenosa, e de monstros que eu não podia enfrentar porque já estavam todos mortos, impossíveis de matar ou castigar - estavam além de qualquer ajuste de contas."

O que Jacob encontra são os escombros de onde existia um orfanato e na vila não existe ninguém que possa falar sobre os órfãos que viveram lá. Não querendo perder viagem, o jovem resolve investigar a casa destruída e encontra vários itens do passado do avô, inclusive alguns de seus amigos.

Será possível que alguém tenha sobrevivido ao ataque ao orfanato? Quais segredos seu avô escondia? As crianças sobrenaturais existiam ou foram invenção do avô? De quem ele tanto fugia? 



O livro segue contando a busca de Jacob por respostas. A descoberta dos segredos do passado de seu avô, vai mudar completamente o futuro do rapaz.

Eu não tinha assistido ao trailer do filme antes de começar o livro, então não tinha a mínima noção do que se tratava a história. Os primeiros capítulos tem um suspense e as fotos são bem macabras. Confesso que evitei a leitura durante a noite para evitar sonhos indesejados. Mas, no meio do livro, quando os segredos vão sendo desvendados, o livro passa para uma pegada de aventura e até mesmo romance.

O começo do livro é mais lento e mais denso, mas conforme vai desenvolvendo a história, o livro fica mais leve e a leitura mais rápida.


"Eu costumava sonhar em fugir da minha vida comum, mas minha vida nunca havia sido comum. Simplesmente não conseguira notar como ela era extraordinária."

Este livro é o primeiro da série O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, que teve o seu terceiro livro lançado no dia 19 de agosto de 2016 pela editora Intrínseca.



Capas dos Livros 2 e 3 da Trilogia


O livro foi adaptado para as telonas e o filme estreia dia 29 de setembro de 2016 nos cinemas brasileiros. Segue o booktrailer e o trailer da adaptação.


Book Trailer


Trailer do Filme

2 comentários

  1. Amei a resenha, não conhecia o livro <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por