( Resenha ) O Livro de Memórias de Lara Avery @editoraseguinte

Editora Seguinte

Clique na capa e compre o livro na Saraiva



Leia a sinopse AQUI.


Resenha



O livro de memórias é um livro marcante da autora Lara Avery. Uma história de determinação e de luta, uma linda história de amor pela vida.
Você sou eu, Samantha Agatha McCoy, em um futuro não muito distante. Estou escrevendo para você. Dizem que minha memória nunca mais será a mesma, que vou começar a esquecer as coisas. Só um pouco no início, depois muito. Então, estou escrevendo para lembrar.

Tudo parecia seguir ao futuro idealizado da jovem Samantha: entrar para a NYU e se tornar advogada especializada em direitos humanos, mas, de repente, a vida se transforma e os planos precisam ser alterados.

Samantha, conhecida como Sammie, tem Niemann-Pick , NP-C, uma doença genética muito grave e degenerativa que destruirá o que mais lhe importa: a sua memória.

Para não esquecer quem é e o que viveu até então, Sammie decidiu escrever um diário para a Sam do Futuro, a pessoa que se tornará com o decorrer da doença.


Sammie optou em ser otimista, em acreditar que irá vencer a doença e conseguir cumprir seus planos de vida.
Eu realmente preciso superar tudo isso até chegar à NYU. Se sou a única da família a acreditar que posso me recuperar, então tenho que me afastar da negatividade dos outros... Eles estão se preparando para o pior. Como o Sr. Chomsky diz, o otimismo gera responsabilidade. Não estou me iludindo: sei que estou doente. Mas não vou me preparar para o fracasso.
Sammie nunca foi uma garota popular e por um bom tempo sentiu-se alienada no colégio, até que surgiu a oportunidade de fazer parte da equipe de debate. Os debates a tornaram a melhor aluna da classe.

Ao lado da amiga Maddie, se prepara para vencer o Torneio Nacional de Debate, mas como contar sobre a doença? Se Maddie desistir, como Sammie irá vencer?

Aos poucos Sammie se permite viver novas experiências. A jovem culta e competitiva passa a dar mais atenção ao seus sentimentos e aos conflitos normais da idade. Ir a sua primeira festa, dar o primeiro beijo, apaixonar-se por Stuart.

Sammie estava decidida a não viver em função das perdas, mesmo com os avanços da doença, mas agora que Stuart é quase seu namorado, é muito difícil dizer que está doente.

Quando eu disse que isso não seria sentimentaloide, eu menti. Você provavelmente deveria saber, Sam do Futuro, mas talvez já tenha conseguido domar seus sentimentos no momento em que estiver lendo isso...

Então o improvável acontece. Sammie fala da sua doença para Coop, o seu melhor amigo de infância, mas que na adolescência havia se afastado.

Já foi praticamente um irmão, mas agora estava mais para irmão distante. Não, mais para um vizinho qualquer. Adônis com as bochechas eternamente vermelhas...

A doença dificultou algumas situações, reaproximou velhos amigos e reafirmou que as relações verdadeiras permanecem mesmo a distância. 

A família de Sammie é o apoio que qualquer um desejaria. Os cuidados, os esforços e principalmente o amor da mãe, do pai e dos irmãos refletem nas importantes mudanças da jovem. Cada um a sua maneira, torna os seus dias mais felizes e plenos.

Após ler O livro de memórias me senti grata por passar por páginas que nos mostram tantas dificuldades e ao mesmo tempo tanta beleza. Uma história de mudanças e recomeços que vai ficar comigo por muito tempo.  Não posso deixar de comentar que este livro nos deixa um alerta: a vida acontece e se você não olhar com atenção, pode deixar de perceber seu valor nos menores detalhes.
Preciso que você seja a manifestação da pessoa que eu sei que vou ser. Posso vencer isso, sei que posso, porque quanto mais registro pra você, menos vou esquecer. Quanto mais escrevo pra você, mais real você se torna.
Recomendo que leia! Você se encantará com a sincera vida de Sammie.

2 comentários

  1. eu gostei do enredo, mas confesso que só me apaixonei por ele pelas resenhas pois para mim a capa é feinha :/ eu não curti, mas a proposta é linda!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é lindo <3 Vc vai amar Thaila :D

      Excluir

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por