( Resenha ) Na Estrada Jellicoe de Melina Marchetta @editoraseguinte


Editora Seguinte
Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Leia a sinopse AQUI.

Resenha



A história acontece na cidade australiana Jellicoe e se inicia por uma briga entre adolescente por território. Existem três grupos diferentes que lutam entre si: os estudantes de um internato, os citadinos moradores da cidade grande e os cadetes, que são alunos do colégio militar e acampam na cidade todo ano. Dentro dessa disputa existem muitas regras que algumas vezes são infringidas e alguns líderes ganham destaque na história. 

Taylor, protagonista principal e um desses líderes, é uma adolescente que foi abandonada pela mãe ainda criança em Jellicoe e, sem compreender o motivo, busca respostas para seu passado. Ela vive com Hannah nessa cidadezinha, mas ela, sua tutora, e único adulto que lhe traz segurança naquele lugar, desaparece sem dizer o porquê, e deixa na casa um manuscrito que conta a história de cinco adolescentes que viveram lá, em Jellicoe há quase 20 anos atrás.




“Voltando sozinha para a escola, percebo que estou chorando.
Então retorno às histórias que li sobre os cinco garotos e tento encontrar um sentido na vida deles, porque talvez assim eu possa encontrar um sentido para a minha...”

A menina começa a ler o manuscrito e ao mesmo tempo a ter uns sonhos estranhos e sem resposta, mas o manuscrito esta fora de ordem e por isso algumas coisas ficam sem sentido.

Durante a trama, autora intercala o relato de Taylor e as disputas de território, com partes do manuscrito, em terceira pessoa, além dos sonhos da menina. O início do livro é um pouco confuso, é preciso continuar lendo para compreender o porquê das brigas territoriais e a história de cada personagem. Mas, ao final a história se encaixa e deixa uma linda mensagem.

“- Quem são eles? – perguntou o cadete ao lado dele.
Jude observou o rosto de Webb com um sorriso de orelha a orelha.
- São meus melhores amigos. Vou estar com eles até o dia em que eu morrer.”
É um livro encantador, que trata de problemas enfrentados nos dias de hoje, como a insegurança e as dúvidas dos adolescentes, a busca por uma identidade, e muitas perdas. Taylor ao tentar resgatar seu passado, faz grandes amizades, e acaba criando sua própria história, inclusive se envolvendo em um lindo romance.


“- Se você não estivesse dirigindo, eu te beijaria loucamente - falo para ele.
Ele encosta na beira da estrada e freia o carro abruptamente.
- Não estou mais dirigindo”
Adorei e recomendo!


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por