( Resenha ) Azeitona de Bruno Miranda @PlanetaLivrosBR

Selo Outro Planeta
Clique na capa e compre o livro na Saraiva


Leia a sinopse AQUI.


Resenha


"E o bebê está do tamanho de uma lentilha. Ian parou de andar e olhou para a irmã. Assim que descobrira, ela disse que parecia uma semente de gergelim. -Você realmente vai comparar o tamanho do seu filho com comida até o final? Quando você for ganhar ele vai ser o quê? Um leitão de pequeno porte?"

Azeitona é um livro narrado em terceira pessoa e que traz a história de Ian e Emília. Com uma boa dose de humor vai falar sobre reality shows, dificuldades familiares, gravidez na adolescência, amizade e lealdade.
Tudo começa na sala do consultório de um obstetra. Ian estava esperando sua irmã sair de mais uma consulta com o seu médico quando é abordado por uma repórter que interpreta errado o motivo do garoto na sala de espera daquele consultório.
A mulher se apresenta como apresentadora de um reality para adolescentes que estão esperando um bebê. Oferece um cachê muito atraente para um jovem que está com dificuldades financeiras em casa. A chegada do seu sobrinho também influencia o pensamento de como aquele dinheiro viria em ótimo momento.

Mas só existe um pequeno problema: Ian não tem namorada, muito menos engravidou uma jovem adolescente!

"Os dois sempre trabalharam muito bem juntos. Desde que passaram a viver sozinhos, Iris deixou claro que os dois precisavam se ajudar e que a casa era de ambos e eles precisavam ter responsabilidades. Ninguém estava ali para cuidar de ninguém, mesmo que os dois soubessem que aquilo não era bem verdade. "

Ao invés de esclarecer toda a confusão, Ian pega o cartão da apresentadora e diz que irá pensar na proposta. A verdade é que Ian e sua irmã sempre conseguiram passar pelos obstáculos da vida. Quando pequenos seu pai os abandonou quando descobriu que a esposa estava doente, alguns anos depois a mãe veio a falecer.
Isso não desanimou os jovens, hoje a irmã de Ian é uma produtora de eventos almejando montar sua própria equipe fixa. O jovem dá aulas de tênis para um garoto, filho de donos de uma pizzaria de sucesso.

Mas a sua irmã engravidou do noivo e agora o protagonista sente que precisava retribuir tudo o que sua irmã fez por ele. Por esse motivo não explicou que estava acompanhando sua irmã naquele dia, ele pensou que poderia utilizar o dinheiro do cachê para ajudar sua irmã no sonho do próprio negócio.

"Mas Ian temia o futuro. Ao mesmo tempo em que se sentia uma pedra no caminho da irmã, sabia também que, por enquanto, era seu único alicerce. "

Quando a apresentadora liga para saber a posição de Ian quanto a participação, lança a seguinte pergunta: "Qual o nome da sua namorada?"
Ian responde dizendo o primeiro nome que vem a sua cabeça, Emília. A garota estuda na mesma sala que ele e, apesar de nunca ter revelado, o garoto tem uma queda por ela.


O que fica evidente no livro é que as decisões e ações no mundo da televisão são muito rápidas. Parece que os produtores não dão tempo para que a pessoa avalie melhor as decisões e por isso quando Ian percebe já está no meio programa, tendo que responder várias perguntas e com vários compromissos na agenda.

"Quanto mais problemas você passa, mais resistente fica. Mais coisas boas acontecem."

Assim conhecemos nossa protagonista, Emília. A jovem que tem sérios problemas de relacionamento em casa. Ao contrário de Ian, ela não passa por dificuldades financeiras. Sua mãe é dona de uma doceria de sucesso, mas o excelente desempenho nos bolos e doces não adoçam o relacionamento com a filha.
Então o motivo para que Emília aceite a ideia de fingir uma gravidez e um relacionamento com Ian vem da vontade de sair de casa.
No começo parecia maluquice, mas o garoto explica que o reality irá pagar um cachê alto que os dois iriam dividir. A barriga da jovem poderia ser mascarada com enchimento e se precisassem de um bebê ao final do programa, utilizaria o sobrinho recém nascido como se fosse filho do jovem casal.
"É estranho que na sua barriga, que era pra ter, sei lá, comida, de repente tem uma pessoa dentro - Emília terminou, praticamente falando consigo mesma."
Os dois resolvem entrar nessa confusão, cada um motivado de alguma maneira. Ian pelo dinheiro e tudo o que ele representaria para sua família. Emília com a esperança da liberdade e da vida tranquila longe dos pais.

No desenrolar do livro vemos todo o bastidor do reality, a interação entre os participantes e as confusões que essa pequena grande mentira traz para a vida dos jovens. Bruno Miranda soube utilizar muito bem o humor para que a história se desenrolasse de maneira leve e rápida.




Ian e Emilia por não estarem na situação que os demais jovens podem refletir como será difícil a vida depois do nascimento dos bebês de seus colegas. Só quando são colocados lado a lado com jovens da idade deles e que estão para se tornarem responsáveis por outra pessoa, é que eles começam a pensar como um acontecimento pode mudar toda uma vida. E isto é bem interessante.

Além do reality vemos os problemas que muitos jovens enfrentam em suas casas e como a falta de diálogo entre os familiares influencia na formação da criança como pessoa. Na verdade, este livro traz muito da realidade das famílias brasileiras atuais.

Um livro com um romance bem leve e várias pequenas reflexões. Bom para distração mas, achei o desenvolvimento da história um pouco previsível e não curti muito o final. Acredito também que o livro seja para um público mais jovem, e talvez por isso não tenha me surpreendido tanto.

"Enquanto você tentar se completar com qualquer outra coisa que não seja amor de verdade, você vai só se inflar como um balão de festa; quanto mais cheia, mais frágil. "




Bruno Miranda é um Youtuber, conheça o canal dele AQUI

O jovem de 19 anos que mora em Santa Catarina é o criador do canal Bubarim, mais voltado para o humor com vídeos estilo vlog, com mais de 130.000 inscritos em apenas 4 anos de existência. 
Ele também tem um canal literário, chamado Minha estante. Este foi o primeiro canal criado pelo jovem, tem 5 anos de existência e mais de 140.000 inscritos. Confira o canal literário dele AQUI.

Vídeo de Apresentação do Livro no Canal do Bruno




Leitura do Primeiro Capítulo do Livro pelo próprio autor



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por