( Resenha ) O que aprendemos com os gatos de Paloma Diaz-Mas @PlanetaLivrosBR


Editora Planeta
Clique na capa e compre o livro na Saraiva

Sinopse

Os gatos – pensa a autora deste livro – têm muito a nos ensinar, mas para isso é necessário que estejamos atentos e dispostos a aprender. São carinhosos, mas jamais submissos, e por isso nos ensinam a pactuar nossa convivência a cada dia; são crédulos, mas só quando sabemos conquistá-los aos poucos, exercitando a virtude da paciência; são domésticos e independentes, como feras aclimatadas ao nosso habitat. 
Achamos que são indefesos, mas, na realidade, são muito mais preparados para sobreviver do que a gente. Sob sua pele sedosa se ocultam garras de fera e um corpo atlético invejável. E, quando os vemos brincar, exibindo sua magnífica forma física, ou dormir placidamente em nossa poltrona favorita (sim, essa poltrona onde os gatos nunca nos deixam se sentar) invejamos também sua capacidade de viver intensamente esse instante; sem se atormentar, como nós fazemos, com um passado que não existe mais e um futuro que talvez não chegue.


Resenha


Para começar o livro é lindo, com uma capa fofa e perfeito para quem quer conhecer mais sobre como é conviver com um gatinho. 

Este livro fofo narra com um olhar delicado e sensível como esses pequenos animais passam em nossas vidas cautelosos, sábios, soberanos, confidentes, suaves, feras e inesquecíveis. 

“...os gatos nos educam, nos habituam a pensar nesses detalhes ínfimos nos quais antes não reparávamos, a nos preocupar com o conforto dos outros, com fazer ou não fazer não pensando apenas no imediato, nem nas próximas necessidades, mas em um luxo supérfluo, o de fazer com que o animal se sinta confortável.” 

Narra como eles precisam demarcar seu território e como aos poucos vão tomando conta de nossas vidas e casas e a preenchem com seus pelinhos e carinhos. 



Ele nos ajuda a descobrir como ganhar a confiança de um gatinho aos poucos, assim como nos dá instruções de como acariciá-los e nos mostra como a vida na casa acaba ficando em torno destes felinos irresistíveis.

“...os gatos não têm dono, e a convivência com eles é sempre resultado de um pacto, de uma negociação, não de uma dominação”

Nos relata como eles “são apaixonados pela leitura; tanto que ás vezes não nos deixam ler, porque disputam conosco os textos impressos! ”

Na primeira parte do livro, a autora nos conta sobre seu gatinho Tris - Trás, suas aventuras, seus bichinhos e como esse pequeno conquistou e tomou como seu todo o espaço.  
Na segunda ela nos conta como foi a chegada dos dois gatinhos, o Tris a Trás, narrando suas aventuras desde o primeiro dia em sua casa, e como é diferente quando se tem dois gatinhos, e a importância da companhia de um bichano com o outro. 

“A melhor companhia para um animal é a de outro animal da mesma espécie: só entre eles é possível entabelecer laços de companheirismo, impossíveis de criar com os seres humanos.”


O livro é uma leitura gostosa e interessante. Confesso que eu senti necessidade de lê-lo para saber lidar melhor com a gata do meu namorado. Bem... estou excercitando e aprendendo muito. Já consigo vê-la com outros olhos.

Adorei e recomendo!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por