( Resenha ) Grande Magia - Vida Criativa sem medo de Elizabeth Gilbert @Suma_BR

 Editora Objetiva

Clique na capa e compre o livro na Saraiva


Sinopse

Ao compartilhar histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa vida criativa. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida sem medo, um ato de coragem. A partir de uma perspectiva única, Grande Magia nos mostra como abraçar essa curiosidade e nos entregar àquilo que mais amamos. Escrever um livro, encontrar novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, embarcar de vez em um sonho sempre adiado ou simplesmente acrescentar paixão à vida cotidiana. Com profunda empatia e generosidade, Elizabeth Gilbert oferece poderosos insights sobre a misteriosa natureza da inspiração.


Resenha


Grande Magia é um livro de não ficção, sobre a teoria do autoconhecimento com técnicas de autoajuda. Dividido em seis partes essenciais:

1. Coragem

2. Encantamento

3. Permissão

4. Persistência

5. Confiança

6. Divindade. 

“Esta, acredito, é a pergunta central da qual depende toda a vida criativa: Você tem coragem de trazer à tona os tesouros que estão escondidos dentro de você?”

A autora compartilha de forma sucinta algumas de suas principais experiências de vida, suas descobertas sobre si mesma e sobre o mundo. Citando histórias de pessoas peculiares que ela conheceu ou apenas imaginou ter conhecido, acompanhando seus passos de longe. Pessoas que a inspiraram. 

“Mas às vezes esse encantamento acontece. Às vezes, enquanto escrevo, sinto como se estivesse em uma daquelas esteiras rolantes de aeroportos; preciso percorrer um longo caminho até o portão de embarque e minha bagagem ainda está pesada, mas é como se estivesse sendo delicadamente impulsionada por uma força exterior. Há algo me carregando – algo poderoso e generoso –, e esse algo definitivamente não sou eu.”

Uma leitura rápida, leve, que faz com que o leitor reflita sobre o sentido de sua vida, o que realmente sonha fazer dela, o que lhe proporciona prazer, realização. Faz pensar nas pessoas que o inspiram. 

“Você não precisa da permissão de ninguém para levar uma vida criativa.”


Temos a necessidade de criar, de explorar coisas novas, nos deixar levar por uma ideia e desenvolvê-la da melhor maneira possível com aquilo que está ao nosso alcance, buscando o que não está também. Aprendendo a ser independentes, destemidos, pois o medo nos bloqueia. 

“Porque as pessoas persistem em criar, mesmo sendo algo difícil, inconveniente e muitas vezes sem retorno financeiro?
Persistem porque são apaixonados.
Persistem porque sentem tesão por sua vocação.”

A autora fala sobre quando decidiu se tornar escritora, as dificuldades que encontrou ao longo de sua carreira, as críticas. O principal é não se preocupar com o que as pessoas vão pensar sobre as suas ideias, mas sobre o que você pensa sobre elas, precisa se deixar levar por elas.

“Nunca antes havia escrito tão rápido, tão bem e com tanta confiança.”

Este livro me inspirou e incentivou a persistir nos meus sonhos. Eu dou cinco estrelas e o recomendo para quem está com bloqueio criativo, precisa de um conselho, para construir pensamentos, aprender através das experiências de outros.

“Acontece que não existe ordem perfeita nem nada é definitivo.”

Podemos realmente mudar !


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por