( Resenha ) Os Homens que não amavam as Mulheres - Livro 1 da Série Millennium de Stieg Larsson @ciadasletras

Companhia das Letras 

Clique na capa e compre o livro na Sariava

Leia a sinopse AQUI.

Resenha


“Acontecia todos os anos, quase como um ritual. O homem que recebia a flor festejava naquele dia seus oitenta e dois anos .Ele abriu o envelope e retirou o papel de presente do embrulho. Depois pegou o telefone e digitou o numero de um ex- inspetor de policia que desde a sua aposentadoria instalara-se na Dalecarlia, perto do lago Siljan.”


Assim começa o primeiro capitulo da saga Milleniun- Henrik Vanger poderoso industriário vive o drama e mistério de todo ano no dia de seu aniversário receber um quadro de moldura negra com uma flor prensada atrás do vidro,- presente que recebia de sua sobrinha desaparecida e que continuou recebendo quarenta anos depois de seu desaparecimento. Mesmo depois de tantos anos Henrik vive obcecado em descobrir o assassino de sua sobrinha Harriet e o porque de ser atormentado com estes presentes de aniversário.

Este mistério irá unir três personagens distintos. 


Henrik procura Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular sobre o caso. Mikael é um jornalista sueco dono da revista Millennium, que foi condenado por difamação contra o financista Wennrstrom envolvido em várias fraudes, mas sem provas. Preocupado com a credibilidade e sem poder publicar nada na revista, Mikael aceita o acordo de Henrik, que  lhe oferece proteção para a Millennium, provas contra Wennerstrom e a chance de reerguer-se economicamente, desde que ele investigue o assassinado de Harriet. Para que ninguém desconfie, ele vai simular estar escrevendo a biografia do industrial, já que há a possibilidade de alguém da família estar envolvido neste mistério.


Paralela a esta história vamos conhecer Lisbeth Salander – uma garota exótica com dificuldades de inclusão social e que tem a sua vida gerenciada pelo tutor Palmgren. Após o derrame de seu tutor, Lisbeth é transferida para um novo orientador, o advogado Nils Bjurman que abusando do seu poder a trata de forma sádica e violenta. 


“O que mais chamou sua atenção foi um artigo publicado por um grupo de mulheres americanas. A autora afirmava que o sádico escolhia suas ligações com uma precisão quase intuitiva: sua melhor vítima era a que se prestava voluntariamente a todos os seus desejos por acreditar que não tinha outra escolha. O sádico escolhia indivíduos que dependiam de outra pessoa, e tinha uma capacidade inquietante de identificar as presas que lhe convinham. O dr. Bjurman a escolhera como vítima.”


Porém Lisbeth não é uma vítima indefesa e nunca será. Ela tem uma mente brilhante e uma personalidade marcante e se vinga do tutor, de maneira violenta e apropriada. 

A personagem é uma hacker pesquisadora que trabalha como freelancer para a Milton Security - uma firma de segurança privada – investigando sobre a vida das pessoas. Ela prepara um dossiê sobre a vida de Mikael para um dos clientes da Milton Security, que vem a ser o advogado de Henrik Vanger


Apesar de viverem de forma bem distintas, em determinado ponto as vidas de Lisbeth e Mickael se cruzam. 

Percebendo que não é bem visto pela família Vanger e com a intuição de que eles querem vê-lo pelas costas, Mickael necessita de informações adicionais difíceis de conseguir e ao descobrir através de Dirch Frode que Lisbeth fez um relatório sobre a sua vida pessoal, resolve ir até a casa Lisbeth em busca de ajuda.

“_ Bem um cliente de Dirch Frode me contratou para um trabalho e cheguei a um ponto em que preciso da ajuda de um investigador qualificado e com urgência. Frode me falou de você e da sua competência.”

Após ouvir Mikael contar todos os detalhes confusos do caso Harriet Vanger, Lisbeth aceita participar e a partir daí uma série de eventos se desenrola e os dois juntos descobrem novas pistas e mistérios cercando a família Vanger.

A estrutura do livro é envolvente , minuciosa em detalhes , o que torna a narrativa rica, com personagens centrais inesquecíveis instigando o leitor a continuar a leitura para desvendar o mistério que envolve toda a trama.

Altamente recomendável para os amantes de uma leitura densa e de um suspense de qualidade.



O livro ganhou uma adaptação para os cinemas em 2011, com grande elenco. Confira o trailer abaixo.




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG CLÃ DOS LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por